O Chevrolet Chevette foi um carro
da General Motors lançado no Brasil em 1973, tendo como número do
projeto "909", sendo batizado pela GM como projeto do desenvolvimento de
seu primeiro veículo de passageiros de pequeno porte.
A idéia surgiu ainda em 1962 e ganhou força com a pesquisa de mercado
realizada em 1965, que detectou a existência de dois segmentos viáveis
no mercado brasileiro: os automóveis de médio-pequeno e médio-grande
portes.
Em 1970 a decisão é tomada e 1.600 homens são designados para dedicar-se exclusivamente ao Projeto 909 surgindo os modelos sedã de duas portas.
Chevette sedan 73 (lançamento GM)
Pouco
tempo depois lança-se uma nova versão, o chevette quatro portas, uma
versão feita para exportação nos anos de 1977 a 1981 e 1987, da qual
poucos exemplares foram vendidos no mercado interno.
Chevette sedan 4 portas (versão para exportação)
O Chevette também teve a versão hatchback que foi fabricado de 1980 a 1987.
Chevette hatchback
Obteve-se também a versão station wagon, esta chamada de Marajó, ambas com duas portas.
Marajó ou station wagon
Também teve uma picape, a Chevy 500 (de 1983 a 1995).
Chevy 500
Em
1983 foi feita um verdadeira reforma no design, pois além da frente e
traseira redesenhadas, trazia câmbio de cinco marchas e motor 1.6 para
toda linha, com carburação simples ou dupla (´´S´´) por litro, e motores
a gasolina e álcool. Foi equipado com motores de 1,0 o Chevette Júnior
(1993) e 1,4 para exportação.
Chevette 83
A
última unidade do Chevette no Brasil saiu da fábrica em 12 de novembro
de 1993, já como modelo 1994. Entretanto, é comum encontrá-los rodando
pelas ruas, uma vez que foi um modelo que alcançou um expressivo número
de vendas (cerca de 1,6 milhões de unidades) e demonstrou ser bastante
robusto, arrebatando uma legião de fãs. O Corsa de segunda geração
tornou-se seu sucessor no Brasil, repetindo o mesmo sucesso.
Último Chevette 93 modelo 94 fabricado na GM de São José dos Campos-SP
O
Chevette nasceu e cresceu na estrada. Desde a produção dos quatros
primeiros protótipos da frota de teste até o lançamento, esses veículos
percorreram cerca de 1.400 km por dia, atingindo um total de 750.000 km.
O Lançamento do Chevette
O
avanço tecnológico e o consumo marcaram os anos 70 no Brasil. Foi nesse
clima de efervescência industrial que a GMB realizou seu segundo grande
lançamento: o primeiro carro pequeno da família Chevrolet, com motor de
1.400 cm3 e 68 HP de potência bruta a 5.800 rpm, especialmente
desenvolvido para esse modelo.
Apresentado oficialmente à imprensa no dia 24 de abril, o Chevette se
consagrou por alguns itens que obtiveram a unanimidade dos jornalistas
especializados que o tiveram nas mãos para testá-los – na época, com as
pistas do CPCA em início de construção, os testes eram realizados nas
pistas internas da Fábrica de São José dos Campos - design
internacional, conforto interno, dirigibilidade, manobrabilidade,
estabilidade e acima de tudo, segurança. Acompanhe abaixo uma das
primeiras reportagens apresentando o Chevette ao público brasileiro.
À
frente de seu tempo, o Chevette incorporava itens de segurança como
sistema de direção não-penetrante e pisca-alerta superiores aos exigidos
pelo Contran em sua resolução mais recente. Outro item de destaque: o
sistema hidráulico de freio com duplo circuito, independente nas rodas
da frente e nas de trás.
No dia
seguinte ao lançamento, Joelmir Betting escrevia em sua coluna da Folha
de São Paulo: “O Chevette leva a chancela da GM e a GM não brinca em
serviço. Um investimento superior a US$ 100 milhões permitiu à GMB não
apenas desenvolver o novo carro, mas dotar a fábrica de condições para
dar resposta imediata a qualquer tipo de solicitação do mercado. A
verdade é que o Chevette constitui um novo divisor de águas dentro do
mercado brasileiro de carros novos. Simplesmente porque toca fogo no
grande paiol da concorrência, a do primeiro degrau da escalada do
brasileiro na direção do carro próprio: a faixa do mais barato, a do
primeiro carro do indivíduo e, já agora, a do segundo carro da família”.
O ÚLTIMO CHEVETTE PERCORREU OS 2.813 METROS
da linha de produção de São José dos Campos no dia 12 de novembro de
1993. Da funilaria à linha final, cada encaixe, cada aperto, cada teste
teve um agradável sabor de despedida, de missão cumprida. Sai de cena um
produto vitorioso, que manteve sua participação no mercado sempre em
evidência – 73 mil veículos vendidos por ano na média do primeiro
decênio – e que encerra sua produção com o mesmo volume do ano do
lançamento – mais de 30.000 unidades. No porta-malas da última unidade,
uma bagagem de confiança: atrás de si já aponta outro vencedor.
FONTE: Chevette Mania
Tô vendendo uma chevy 1993 com 53 mil km originais: http://carro.mercadolivre.com.br/MLB-705233367-chevy-gmc-500-53-mil-km-originais-modelo-1993-reliquia-_JM#D[S:HOME,L:CONVCATEG-MOTORS-ITM,V:1]
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